+55 (53) 98106.9402

O que são os domínios e como são classificados?

O domínio realiza a função de relacionar nomes a endereços IP(Internet Protocol) e vice-versa.

 

O que é um domínio e como funcionaCada servidor na Internet tem seu endereço IP, representado por uma série de quatro números separados por pontos (por exemplo, 123.45.67.254). Entretanto, assim como os números de telefone, nem sempre é fácil memorizar uma série numérica tão longa.

 

O domínio permite que as pessoas utilizem nomes, em vez de números, para acessar Web sites e enviar e-mails.

 

A extensão localizada à extrema direita de um nome de domínio (como .com ou .net) é denominada domínio de primeiro nível ou TLD (top level domain).

 

Há mais de 270 domínios de primeiro nível de diversos tipos:

 

– Os TLDs genéricos não-patrocinados (gTLDs), ou domínios internacionais, são .com, .net, .org, .int, .arpa, .biz, .info, .name e .pro. Os TLDs não-patrocinados operam sem qualquer organização patrocinadora e normalmente possuem menos restrições para registro do que os TLDs patrocinados.

 

– Os TLDs genéricos patrocinados (gTLDs) incluem .edu, .gov, .mil, .aero, .coop,

.museum, .jobs, .mobi, .travel, .tel, .cat e .asia. Um TLD patrocinado é um domínio especializado com um patrocinador que representa a comunidade atendida por aquele TLD.

 

– Os TLDs de duas letras (.br, .ar, .mx, .uk, .de, etc.) correspondem às abreviações oficiais com duas letras de mais de 250 países e territórios. Estes domínios são denominados TLDs com código de países ou ccTLDs, na forma abreviada. Cada um está relacionado a uma instituição de registro responsável pela operação do domínio de acordo com as políticas locais (por exemplo, para registrar um nome em alguns TLDs, você deve ser residente local).

 

O registro dos domínios internacionais .com e .net é rápido, fácil e pode ser feito por qualquer pessoa, entidade ou empresa, não sendo necessário a apresentação de nenhum documento específico. São domínios reconhecidos e utilizados globalmente que proporcionam credibilidade e visibilidade, além de assegurarem a identidade do seu negócio na Internet.